Terça-Feira, 18 de Junho de 2019

Notícias

Evento mobiliza população para o combate ao abuso e a exploração sexual de Crianças e Adolescentes em São José da Lagoa Tapada

Neste sábado (18), é celebrado anualmente o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Em alusão a Campanha do “Faça Bonito” contra o abuso e exploração sexual a Criança e Adolescente, a Secretaria de Assistência Social, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação, realizaram nesta quinta-feira (16) a mobilização pelas Ruas do Município de São José da Lagoa Tapada.

O objetivo de a mobilização: informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. 

- É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual, disse a Secretária de Assistente Social, Desterro Formiga.

O Prefeito Cláudio Antônio tem adotado políticas públicas que combatem violências sexuais a crianças e adolescente no âmbito municipal, ainda aparelhado os órgãos fiscalizadores. 

Como surgiu o Dia Nacional Contra o Abuso e Exploração Sexual Infantil

A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.

Abuso sexual x Exploração sexual

Não apenas o abuso sexual (que normalmente acontece no seio familiar do jovem), mas também a exploração sexual é combatida nesta data.

Muita gente confunde o significado do abuso sexual com a exploração sexual. São duas coisas diferentes. A exploração sexual consiste em usar a criança ou o adolescente como meio de faturar dinheiro, oferecendo o menor como “ferramenta” de satisfação sexual.
 « Voltar
SIC PRESENCIAL

Rua Francisca Tomaz da Silva, SN - Centro, Sala 01 - (no mesmo Prédio da Prefeitura) - São José da Lagoa Tapada - Paraíba - CEP: 58815-000

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira das 8:00hs às 12:00hs e 14:00hs às 17:00hs