Quarta-Feira, 23 de Janeiro de 2019

Município faz parceria com IFPB para melhoramento da cultura da Banana

O Prefeito do Município de São José da Lagoa Tapada deu as boas-vindas ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus de Sousa que realizou no dia 07 de dezembro no Sítio Caibros um Dia de Campo sobre a cultura da bananeira.

A atividade fez parte do Programa Institucional de Apoio a Eventos de Extensão e Cultura da Proexc/IFPB.

Durante abertura, presentes o Diretor do Campus Sousa, professor Francisco Cicupira, o prefeito de São José da Lagoa Tapada, Cláudio Antônio Marques, e o Engenheiro Agrônomo do IFPB, João Jones da Silva, além de agricultores, professores do IFPB, Alunos, o Secretário de Agricultura do Município, Geraldo Rabello que defendeu a implantação de um Centro de Comercialização no Município para que os Agricultores familiares exponham seus produtos para a comercialização na Cidade.

Dentro da programação constaram cinco tendas/estações onde equipes técnicas puderam compartilhar informações com agricultores, pesquisadores, e estudantes sobre temas como: combate a pragas e doenças, preparo do solo, manejo e irrigação e a agroindústria da banana.

O Prefeito do Município de São José da Lagoa Tapada, ressaltou que a parceria é muito boa com a IFPB, que dá um apoio importante na Agricultura Familiar.

O Gestor lembrou também que administração já vem dando apoio aos Apicultores que já apresentam uma boa produção de mel, e agora o reforço da cultura da banana que apresenta vinte variedades de resistência a braga, o que representa uma saída para a mantença do homem no campo.

A Prefeitura de São José da Lagoa Tapada vem na atual administração incentivando o cultivo da Banana, apoiando os apicultores na sua produção do mel de abelha, construindo açudes na zona rural, dando oportunidade a sobrevivência, entrando com apoio logístico, melhorando as condições de trabalho dos agricultores do Município.