Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018

São José da Lagoa Tapada anuncia investimento de R$ 458 mil no Combate à Doença de Chagas

O Prefeito Constitucional do Município de São José da Lagoa Tapada, conseguiu verbas junto ao Mistério da Saúde em Brasília na ordem de R$ 458.671,47 para a reconstrução de unidades habitacionais para o controle da Doença de Chagas.

Para tanto foi publicado licitação no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba de n° 03/2018, modalidade tomada de preço para contração dos serviços para construir as moradias na Zona Rural.

O Certame está previsto acontecer no dia 19 de novembro de 2018, às 9:30h na sala de Reuniões da CPL da Prefeitura de São José da Lagoa Tapada.

A DOÊNÇA

A doença de Chagas é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi. Na maioria dos países latino-americanos, a principal via de transmissão é o vetor, ainda que também se possa transmitir de mãe para filho, por transfusão de sangue, transplante de órgãos e alimentos contaminados. Durante anos, as pessoas com a infecção podem não apresentar sintomas, mas na fase crônica um terço delas desenvolve graves lesões, principalmente cardíacas e intestinais, que podem provocar a morte. “Um dos principais problemas que temos de enfrentar é que durante anos os pacientes não apresentam sintomas, assim não sabem que estão doentes e não recebem tratamento. É vital trabalhar ativamente para detectar os casos e poder encontrar e tratar as pessoas”, explica a Dra. Nines Lima, referência de MSF para Chagas.

Chagas causa 14 mil mortes por ano e estima-se que entre 10 e 15 milhões de pessoas estejam infectadas. Além disso, como resultado do deslocamento em nível mundial, cada vez mais registram-se casos nos Estados Unidos, na Europa, na Austrália e no Japão. Apesar de ser uma doença potencialmente mortal, historicamente, no âmbito da atenção primária, os programas de Chagas deram ênfase à prevenção e à luta contra o vetor (inseto que transmite a doença), deixando em segundo plano o tratamento dos já infectados. A integração das ações de diagnóstico e tratamento no âmbito da atenção primária facilitaria o acesso ao tratamento, que poderia salvar suas vidas