Notícias

São José da Lagoa Tapada a única Cidade da PB a tirar nota dez no Previne Brasil

A 7ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestora Tripartite trouxe uma revelação importante para a população de São José da Lagoa Tapada.

O Município foi o único da Paraíba que tirou nota 10 nos indicadores no Programa PREVINE BRASIL dentre as 223 Cidades que compõem o Estado.

O feito foi bastante comemorado pela Secretária de Saúde, que revelou a nível de Brasil, São José ficou em 9º lugar.

A Gestora ressaltou que todo esse sucesso se deve ao esforço da Secretaria de Saúde de São José da Lagoa Tapada, juntamente com todos os profissionais do Município. 

O Prefeito Municipal comemorou o resultado, e considerou a saúde de São José da Lagoa Tapada uma das melhores da grande Sousa.

Ultimamente, o Prefeito tem investimento em compras de equipamentos, novas viaturas, reformas, e estrutura melhores nas Unidade Básicas de Saúde, e no Hospital local, proporcionando qualidade, e dignidade no atendimento a população.

Sobre Previne Saúde 

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e Incentivo financeiro com base em critério populacional.

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.
 « Voltar