Notícias

Tabagismo é tema de palestra com Grupo de Fumantes na Secretaria de Saúde

O tabaco tem sido fator de graves doenças no ser humano.

Buscando mais esclarecimento sobre o assunto, a prevenção, a Secretaria de Saúde do Município promoveu nesta quarta-feira (15), palestra com o Grupo de Fumantes que já é acompanhado pela Equipe de Saúde na Cidade.

O tema abordado foi: "Abstinência da nicotina e suas consequências". A finalidade da palestra é orientar o cidadão para que possa conscientizar ainda mais dos riscos, e agravamento da nicotina no organismo.

Quais são as doenças causadas pelo uso do cigarro e outros produtos derivados de tabaco?

O tabagismo é uma doença (dependência de nicotina) que tem relação com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas vários tipos de câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia), doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, infecções respiratórias) e doenças cardiovasculares (angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral, tromboses). 

Há ainda outras doenças relacionadas ao tabagismo: úlcera do aparelho digestivo; osteoporose; catarata; impotência sexual no homem; infertilidade na mulher; menopausa precoce e complicações na gravidez. 

Estima-se que, no Brasil, a cada ano, cerca de 157 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo. 

Os fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes. Têm menor resistência física, menos fôlego e pior desempenho nos esportes e na vida sexual do que os não fumantes. Além disso, envelhecem mais rapidamente e ficam com os dentes amarelados, cabelos opacos, pele enrugada e impregnada pelo odor do fumo. 
 « Voltar