05/10/2025

Alunos do curso TACS participam de Encontro Educativo sobre Primeiros Socorros em São José da Lagoa Tapada

Evento realizado na Estratégia de Saúde da Família IV abordou temas como engasgo, desmaio, convulsão, queimaduras e reanimação cardiopulmonar.
Imagem da matéria

No dia 02 de outubro de 2025, os alunos do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS) participaram de um Encontro Educativo sobre Primeiros Socorros promovido pelo programa Mais Saúde, no município de São José da Lagoa Tapada. A atividade aconteceu na Estratégia de Saúde da Família IV – José Almir de Sousa, onde atua a enfermeira e preceptora Graciele Campos, e contou com a presença dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Durante o evento, a coordenação — representada por Elaine Cristina Tomás — abordou, junto aos profissionais do SAMU, situações comuns que podem ocorrer no dia a dia e ensinou como agir corretamente em cada uma delas. Os temas incluíram técnicas para desobstrução das vias respiratórias em casos de engasgo, cuidados imediatos em situações de desmaio, procedimentos adequados durante uma convulsão, primeiros socorros para diferentes graus de queimaduras, manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) e uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA). Também foram apresentadas orientações gerais sobre como abordar emergências com segurança e eficiência.

A capacitação foi realizada de forma dinâmica e prática, permitindo que os alunos aplicassem os conhecimentos adquiridos em simulações reais. Essa metodologia interativa foi essencial para consolidar o aprendizado e preparar os participantes para agir com confiança em situações de emergência, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados e conscientes.

A realização do encontro reforça o compromisso do município com a formação de profissionais qualificados. A segunda turma do curso TACS já está em andamento, demonstrando o investimento contínuo na educação técnica e na valorização da Atenção Primária à Saúde. A integração entre teoria e prática fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e melhora o atendimento à população.

 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes que são necessárias para operar o site. Você pode consentir com o nosso uso de cookies clicando em "Aceitar". Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa Política de Privacidade.