A Secretaria Municipal de Educação concluiu com sucesso mais uma edição do projeto “O Mundo Encantado da Leitura”, iniciativa voltada para as turmas do Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de Ensino. Com o objetivo central de alfabetizar todas as crianças dos 1º e 2º anos do ensino fundamental, o projeto vai além da instrução básica ao proporcionar um ambiente lúdico e envolvente, onde a leitura é apresentada como fonte de prazer, descoberta e utilidade social.
Através de diversas atividades dinâmicas, como leitura deleite, jogos de linguagem que desenvolvem a consciência fonológica e o uso de diferentes gêneros textuais, os alunos são inseridos em um contexto que amplia sua visão sobre o valor da leitura. As ações fomentam a curiosidade e o prazer pelo ato de ler, ao mesmo tempo que fortalecem habilidades essenciais para a alfabetização.
Uma das principais ferramentas implementadas foi o Passaporte da Leitura, um mural interativo exposto na sala de aula. Nele, cada aluno acompanha sua evolução, com símbolos e desenhos que indicam seu nível de leitura. Esse recurso não apenas torna o progresso visível, mas também estimula a competitividade saudável e o engajamento constante.
O projeto também premia, ao final do ano letivo, os alunos que se destacam na aquisição de habilidades de leitura. Essa prática busca reconhecer o esforço individual e incentivar o desenvolvimento contínuo, promovendo um ambiente de valorização e incentivo à educação.
De acordo com a Secretaria de Educação, o projeto não apenas atinge seus objetivos pedagógicos, mas também reforça o compromisso do município com a formação integral das crianças. “Estamos comprometidos em garantir que todas as crianças tenham acesso a uma alfabetização de qualidade, essencial para seu sucesso acadêmico e pessoal”, destacou a coordenação do projeto.
Além dos resultados educacionais, o projeto fortalece a autoestima dos alunos, promove a integração entre eles e reforça a parceria entre escola e família, elementos essenciais para o desenvolvimento pleno das crianças.« Voltar
Através de diversas atividades dinâmicas, como leitura deleite, jogos de linguagem que desenvolvem a consciência fonológica e o uso de diferentes gêneros textuais, os alunos são inseridos em um contexto que amplia sua visão sobre o valor da leitura. As ações fomentam a curiosidade e o prazer pelo ato de ler, ao mesmo tempo que fortalecem habilidades essenciais para a alfabetização.
Uma das principais ferramentas implementadas foi o Passaporte da Leitura, um mural interativo exposto na sala de aula. Nele, cada aluno acompanha sua evolução, com símbolos e desenhos que indicam seu nível de leitura. Esse recurso não apenas torna o progresso visível, mas também estimula a competitividade saudável e o engajamento constante.
O projeto também premia, ao final do ano letivo, os alunos que se destacam na aquisição de habilidades de leitura. Essa prática busca reconhecer o esforço individual e incentivar o desenvolvimento contínuo, promovendo um ambiente de valorização e incentivo à educação.
De acordo com a Secretaria de Educação, o projeto não apenas atinge seus objetivos pedagógicos, mas também reforça o compromisso do município com a formação integral das crianças. “Estamos comprometidos em garantir que todas as crianças tenham acesso a uma alfabetização de qualidade, essencial para seu sucesso acadêmico e pessoal”, destacou a coordenação do projeto.
Além dos resultados educacionais, o projeto fortalece a autoestima dos alunos, promove a integração entre eles e reforça a parceria entre escola e família, elementos essenciais para o desenvolvimento pleno das crianças.« Voltar